4.12.09

Poetisa Persa

Forough Farrokhzah

Forough Farrokhzad, era iraniana, nasceu em 5 de Janeiro em Teerão, oriunda de uma grande família, a terceira de sete filhos. De seus parentes, onde até hoje, sairam muitos intelectuais, exilados e artistas. Ela era uma mulher livre para o seu tempo, viajava para o exterior, e entrava em contacto com novas correntes, da poesia. Era uma mulher rebelde. Não usava o véu islâmico, (se bem que no Irão pré-Revolução Islâmica, somente as mulheres pobres é que o faziam).

Revolucionou a literatura persa contemporânea, e algumas das suas poesias, até hoje, são muito admiradas pelos iranianos.
Casada aos 17 anos, divorciou-se dois anos depois de levar uma vida solitária interrompida, ficando independente de aventuras amorosas. Aos 27 anos, dirigiu um filme intitulado "Khan ast Suspiro" (a casa é preta). Ela também se dedicou à pintura. Mas, é sobretudo através da sua poesia, que deve a sua fama. Os temas dos seus poemas não têm cariz filosófico ou político. É a primeira poeta iraniana, que expressa numa mulher com a coragem que implica, arrependimentos, alegrias, tristezas, dúvidas e sonhos.
Ela adorava a velocidade, como adorava a vida e a estrada. Morreu repentinamente aos 32 anos, num acidente de carro. Dirigia numa manhã, no regresso da casa de sua mãe, quando fez desviar o seu automóvel, para que não chocasse contra um autocarro escolar, cheio de crianças. Um acto heróico.
Ela era uma mulher triste, pensava muito na vida, teve um filho que ficou com o primeiro marido, após a separação.
Para aqueles que querem ir mais longe, Forough Farrokhzad, tem o seu próprio site: (http://www.forughfarrokhzad.org/), e uma colecção dos seus poemas publicados recentemente na conquista francesa do jardim: poemas 1951-1965.
Homenageio esta mulher com um trajecto de vida cheio de coragem e força, para ser uma mulher diferente.
A paz esteja com ela.
Lumenamena

Sem comentários:

Enviar um comentário